Funcionais e versáteis, as estantes podem dar aquele up no visual de um ambiente. Ou botar tudo a perder se sua arrumação for descuidada ou do tipo “tudo ao mesmo tempo agora”. Quer saber como fazer uma decoração de arrasar? Então, confira as nossas dicas!

 

1.      Diversifique

 

(Foto: Histórias de Casa/ Rafaela Paoli)

Livros, objetos diversos, souvenires de viagem e até brinquedos como patinhos de borracha deixam a estante funcional e divertida.

Não importa a quantidade de coisas que você precisa acomodar na estante. Pense em objetos diferentes que podem trazer personalidade ao móvel e ajudem a contar sua história. Vale tudo: suvenires de viagens, porta-retratos, esculturas, vasos, caixas, miniaturas, cerâmicas e até brinquedos antigos.

 

2.      Divirta-se

 

(Foto: ArchDigest)

A estante de 25 metros do artista nova-iorquino Ryan McGinness foi projetada para abrigar sua coleção de livros e artefatos que incluem desenhos de Andy Warhol e um panfleto do memorial de Keith Haring.

Arrumar a estante não precisa – e nem deve – ser uma função chata. Depois de selecionar todos os objetos que vão decorar o móvel, brinque com eles. Veja o que fica melhor em cada prateleira; coloque livros ora deitados, ora na vertical; use objetos decorativos como aparadores.

 

3.      Exponha

 

(Foto: Dracena Home)

 

(Foto: Casa&Jardim)

Personalizada, a estante com nichos de tamanhos diversos guarda diversos tipos de objetos e coleções. Todos devida e lindamente expostos

Estante não é apenas para acomodar ou guardar. É, principalmente, para expor. Então, nada de entulhar as prateleiras ou de deixar aquela peça que você nem gosta tanto assim, escondidinha atrás de um livro. Se você não gosta, nem deveria estar ali. Selecione apenas o que você quer realmente mostrar e lembre-se de valorizar cada pequeno objeto exposto. Mesmo que seja uma coleção enorme. Assim, sua estante vai brilhar. E sua casa também!

 

4. Adicione verde

 

(Foto: Rafael Renzo/ Casa De Valentina)

Aqui, o ponto de verde da planta ilumina e dá vida para toda a estante.

É incrível o que um pouco de verde pode fazer na decoração de uma estante. Experimente só inserir um vaso – não precisa ser nada grande – para ver a diferença que faz no visual. É como um respiro no meio dos objetos. Para espaços que não pegam luz do sol, procure plantas menos sensíveis, como cactos, ou invista em plantas permanentes (as de “mentirinha”). Outra opção interessante é colocar arranjos de flores vez ou outra para adicionar vida e leveza ao ambiente!

 

5. Renove

 

(Fotos: Torrey Fox/ The Glitter Guide)

 

(Fotos: Style Me Pretty)

 

(Fotos: Style Me Pretty)

Perceba as diferentes arrumações que podem caber em um mesmo estilo de estante, como nos modelos brancos acima.

Por fim, quando enjoar do visual da sua estante, não tenha medo de começar de novo. Que tal trocar tudo de lugar? Use a criatividade! Coloque objetos que tragam lembranças de pessoas queridas. Encare a mudança como uma forma de renovar o astral e a energia do ambiente. Respirar novos ares… Troque móveis, livros, tudo de lugar!  Se você usou muitos livros na arrumação anterior, que tal intercalar com decoração? Um suvenir aqui, um quadro ali… Exiba aquela coleção de miniaturas de soldadinhos de chumbo que seu filho tinha quando era criança. Brinque com espaços e com a disposição dos objetos!