fbpx

A mesa de jantar é onde, muitas vezes, a família se reúne para além de almoçar ou jantar, colocar o papo em dia. Ou seja, é um local de confraternização, de compartilhar não só o alimento, mas uma parte da vida. Portanto, ao escolher uma mesa de jantar é preciso pensar no conforto, sabendo escolher o tamanho, formato e o material. 

Sabemos que existem inúmeras opções de mesas de jantar no mercado, e por isso, pode ser um pouco difícil decidir qual a melhor para o seu ambiente. Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas para você escolher a mesa de jantar ideal para a sua casa. 

 

 

O tamanho 

 

como-escolher-a-mesa-de-jantar-certa

 

Na hora de escolher a mesa, certifique-se que o tamanho é adequado para o seu ambiente. Se você tiver uma sala pequena, por exemplo, não escolha uma mesa que ocupe muito espaço, pois isso irá atrapalhar a circulação dentro do cômodo. 

 

Para espaços pequenos, o ideal são as mesas com tampos redondos ou retangulares, elas conseguem acomodar bem de 4 a 6 pessoas. Agora, se a sua sala for espaçosa, você pode investir em uma mesa maior e que acomode mais pessoas. Principalmente, se a sua família for grande. 

 

Na Dracena Home, produzimos mesas e aparadores de madeira demolição sob medida, de acordo com o tamanho do seu ambiente. Conheça um pouco mais clicando aqui. 

como-escolher-a-mesa-de-jantar-certa

 

Os diversos formatos 

 

No tópico anterior, falamos um pouquinho de dois formatos, porém é possível encontrar outros formatos no mercado. Veja abaixo: 

 

– Oval: este tipo de mesa possui um design moderno. Seus cantos arredondados permitem a circulação tranquila no ambiente e acomoda facilmente mais uma cadeira, se necessário. 

 

Foto: Pinterest

 

 

– Quadrado: se o seu espaço é grande, invista em uma mesa de tampo quadrado! Elas levam sofisticação para o ambiente e acomodam em torno de 8 pessoas. 

 

 

Foto: Pinterest

 

– Retangular: geralmente, este tipo de mesa é colocado ao lado das paredes e costuma ser o mais usado nas casas brasileiras. Elas ganham bastante destaques nos ambientes e são ideais para espaços amplos. 

 

Foto: Pinterest

 

– Redondo: a mesa redonda aproxima mais as pessoas uma das outras e tornar o ambiente aconchegante. Ela é perfeita para espaços pequenos. 

 

Foto: Pinterest

 

O material 

Para fazer a escolha certo do material da mesa, você precisa avaliar a rotina da casa, como são as suas reuniões familiares e com amigos, além do tipo de decoração, para criar assim uma bela composição. Confira os principais materiais: 

 

Madeira

 

Este é o material clássico e pode ser escolhido entre diversos acabamentos, como fosco, semibrilho, acetinado, entre outros. A madeira é fácil de manter e limpar, além de dar um toque rústico na decoração.  

 

Mármore

 

O mármore é um material que oferece sofisticação e requinte ao ambiente. Tem um visual único e é perfeito para uma decoração clássica. Além disso, ele tem alta durabilidade, e para garantir  seu brilho constante é preciso limpar com um pano umedecido diariamente.

 

Vidro

 

Não importa se o seu tipo de decoração é mais clássico ou moderno, o vidro combina com tudo por ser um material neutro. Escolha entre vidro comum ou temperado, este último é mais recomendado por ser resistente.

 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar muito ao escolher a mesa de jantar da sua casa!