O quarto geralmente é o cômodo mais confortável da casa, até porque ele evidencia a personalidade de cada um. E por ser algo pessoal, a decoração é personalizada de acordo com a essência do dono, podendo ser diversificada por cores, texturas ou objetos pessoais.

Mas há também quem prefira usar um estilo específico, como por exemplo, o elegante, moderno ou o rústico. Esse último é um clássico na decoração, já que entre todas as opções de estilo existentes, o rústico é o que atrai mais pessoas independentemente da idade.

Ficou interessado (a) no estilo rústico e que conhecer mais? Separamos algumas dicas e peças-chaves para dar esse toque no dormitório.

O estilo de decoração rústico pode ser bem versátil. Num quarto de casal, por exemplo, você pode optar por móveis de madeira e detalhes rudimentares. Mas também é possível decorar um quarto de bebê nesse estilo, usando papel de parede de tijolinhos ou piso cerâmico que imita madeira.

Para dar um toque contemporâneo a esse estilo de decoração sem perder a sua essência, é possível decorar as paredes com artes modernas em um quarto de móveis de acabamento simples.

 

Cores e texturas

 

Foto: Pinterest

Esse estilo pode ser marcado pelo branco ao branco-sujo, tons de terra ou cores pastel com tonalidade mais clara. Outras cores são aquelas que remetem frescor e natureza, como os tons de azul.

Quem prefere texturas, pode deixar um aspecto natural representado por pedras ou tijolos. Papéis de parede e patchwork também são opções do estilo rústico, assim como os de motivos florais.

 

Móveis

 

Foto: Pinterest

Móveis antigos, com acabamento simples ou natural predominam no ambiente rústico, assim como a madeira de demolição e móveis desgastados. Raramente são pintados com verniz ou tintas brilhantes.

Apesar de encontrar camas pequenas e estreitas, o quarto é acrescido por guarda-roupas, cômodas ou baús de dimensões maiores.

 

Ambiente

 

Foto: Pinterest

O ambiente de forma geral é bem iluminado. As cortinas geralmente são de tecidos leves e claros, para que haja um clima fresco e aconchegante.

No chão, a madeira costuma ser a primeira opção, porém também é possível investir em pisos que imitam cimento. Para completar, carpetes ou tapetes macios e de cores claras.

 

Decoração

 

Foto: Pinterest

O detalhe mais pessoal de todos num ambiente rústico é a decoração. Ela pode ser composta pela alegria das flores ou acrescentado por cestos de palha, itens de ferro, remetendo a um ambiente mais vigoroso.

Mesmo que, de uma forma geral, o ambiente rústico seja representado pelo campestre, esse estilo pode ser aplicado em locais com praia por causa da presença de elementos naturais e também em espaço urbanos, resultando em uma combinação do rústico com o moderno.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando a Dracena Home no Instagram e Facebook para mais dicas como essa!