fbpx

Adoraria trazer mais vida para a sua casa e não sabe nem por onde começar? Aposte nas plantas! Pode ser numa singela hortinha na cozinha, para ter sempre seu tempero favorito fresquinho pertinho das mãos (e das panelas) ou – se você for do tipo mais ousado – uma Urban Jungle, bem no meio da sua sala!

Quer dicas, né?! Temos!

 

@refinestudios

 

@casadevalentina

 

Horta

 

Para os cozinheiros de plantão ou para quem está começando na arte da jardinagem, uma horta pode ser um ótimo primeiro passo. Comece selecionando o que vai plantar: ervas aromáticas e temperos como manjericão, tomilho, alecrim e hortelã são uma ótima pedida. Então, escolha recipientes que tenham o tamanho ideal para deixar suas plantinhas crescerem à vontade e combinem com o estilo da sua decoração. Há quem use xícaras e canecas estampadas e até pratos de bolo para expor os vasinhos, no melhor estilo “casa da vovó”. Uma opção bem prática é usar pequenos móveis, como carrinhos, que permitem transportar as plantinhas para pegar mais ou menos sol ao longo do dia. Mas, o mais comum é optar por hortas suspensas.

 

Foto: André Nazareth/ CASACOR Rio

Na CASACOR Rio 2015, Mariana Dornelles e Stéfano Barino criaram uma horta suspensa com cachepôs integrados ao revestimento da parede

 

Varanda

 

Se você tem uma varanda ou área externa, você precisa ter uma planta. Ou muitas! Elas podem ter um cantinho só para elas ou emoldurar aquele móvel incrível que você tem, trazendo um ar de aconchego ao seu espaço. Mas fique atento às espécies ideais para cada tipo de varanda. Espaços com cortinas de vidro tendem a virar verdadeiras estufas. Então, opte por palmeiras de sombra, árvore da fortuna ou begônias. Varandas de meia-sombra podem receber plantas sem floração como samambaias e costelas-de-adão. Já os espaços ensolarados são ideais para árvores frutíferas como jabuticabeiras, desde que a varanda seja grande, claro!

 

Foto: Evelyn Müller/ Revista Casa e Jardim (Editora Globo)

Sim, é uma varanda! Com enormes vasos de terracota que carregam uma pitangueira, uma jabuticabeira e uma romãzeira

Urban Jungle

 

Regras? Quase não há! A ideia aqui é levar para dentro de casa todo o verde que falta na maior parte das grandes cidades. E vale quase tudo mesmo. Qualquer cantinho esquecido da casa, pode receber uma nova moradora. Até mesmo o banheiro! Tendência que começou com a troca de dicas de jardinagem entre blogueiros, a Urban Jungle invadiu de vez os apartamentos das metrópoles brasileiras e não deve ir embora tão cedo. Ótimo para quem ama viver na natureza e tem um dom especial para cuidar de plantas. Se você é desses, se jogue!

 

@urbanjungleblog

 

@urbanjungleblog

Artificiais ou Permanentes

 

E, por que não? Seja por falta de tempo ou por não ter um dedo tão verde assim para cuidar bem de hortas e jardins internos, a verdade é que muita gente simplesmente não consegue manter plantas em casa. Se você é desses, jogue fora essa culpa que você carrega e invista em belos arranjos permanentes. Aqui, na Dracena Home, nós criamos arranjos personalizados com plantas que parecem naturais, não vão te dar nenhum trabalho e vão decorar sua casa para sempre! Você pode comprar alguns de nossos muitos vasos ou trazer aquele que você ama e a gente faz o arranjo para você. Usamos plantas feitas em silicone como Orquídeas Phalaenopsis, Cymbidiuns, Oncinciuns, folhagens e suclentas.

 

Foto: Spot Imagens

 


Arranjos permanentes com orquídea e terrários criados pela Dracena Home