Sala de estar - plantas na decoração

As flores e plantas trazem sempre muita vida ao ambiente, mas o cuidado e manutenção dos arranjos podem ser difíceis quando aliados à rotina corrida do dia a dia. Assim, para apreciar a alegria da natureza na decoração da casa, as flores permanentes (artificiais) são ótimas opções para preencher o seu espaço.

Feitos em silicone, tem um efeito real de flores e plantas vivas. Este material garante praticidade na limpeza e durabilidade.

Confira, no post de hoje, como decorar a casa com arranjos de flores e plantas permanentes.

 

Arranjos de flores em aparadores ou buffet

Arranjo de orquídeas phalaenopsis - Acervo Dracena Home

Arranjo de orquídeas phalaenopsis, no vaso de fibra -  Acervo Dracena Home

 

Arranjos de flores e folhagens altas são perfeitos para recepcionar quem chega na casa/apartamento. Principalmente, se posicionados estrategicamente no hall de entrada.

No aparador ou buffet posicione o arranjo em uma das extremidades. E, considere fazer uma composição com outros objetos decorativos menores, ao lado deste arranjo ou no meio do aparador.

Caso o hall de entrada seja grande, com a possibilidade de criar um ambiente de estar, com sofás ou poltronas, o arranjo pode ser o destaque desta composição.

Basta posicioná-lo na mesa, ao lado de um destes móveis.

 

Flores e folhagens permanentes (artificiais) ideais para aparadores e buffet:

  • Orquídea Phalaenopsis
  •  Orquídea Cymbidium
  •  Orquídea Oncidium
  •  Strelitzas
  • Helicônias
  •  Folhagem de Costela de Adão

Arranjos de orquídeas cymbidiuns - Acervo Dracena Home

 Foto: Arranjos decorativos de orquídeas cymbidiuns - Acervo Dracena Home

 

Arranjo de flores artificiais para sala de estar

Foto: Projeto de decoração da Designer de interiores, Adriana Bragança

Foto: Projeto Adriana Bragança - Designer de interiores

 

Na sala de estar, os arranjos podem ajudar a destacar o mobiliário e o ambiente.

Para a mesa de centro, em frente a televisão, utilize arranjos pequenos, que não atrapalhem a visualização ou mesmo a interação entre as conversas com seus convidados.

Aposte em vasos e centros de mesa baixos, com flores ou folhagens pequenas.

As suculentas são perfeitas para este ambientes!

As plantas permanentes são de fácil manutenção. A limpeza é feita usando um pano seco, sem produtos químicos ou abrasivos. Além disso, elas não precisam ser regadas e nem colocadas na luz do sol para se desenvolverem.

Um arranjo maior,  de flores ou folhagens, pode ser o destaque da decoração da sala de estar, quando posicionado em uma mesa lateral, ao lado do sofá. E, na outra extremidade, utilize um abajur para completar o décor.

Esta composição também pode ser substituída por um vaso alto, com um arranjo verde de folhagens, conforme a foto a seguir.

Foto: Projeto de decoração da Designer de interiores Adriana Bragança

Foto: Projeto Adriana Bragança - Designer de interiores

DICA IMPORTANTE: Atente-se para a escolha e finalização dos acabamentos destes arranjos. Seja madeira, ou musgo. Utilize os que dêem mais realismo ao arranjo e destaquem a sua beleza.

Arranjos de plantas artificiais para a varanda

O paisagismo para a varanda pode se destacar com plantas maiores, folhagens volumosas e até o uso de quadros que remetem a jardins verticais naturais.

No uso das plantas artificiais na varanda é preciso que elas sejam colocadas em locais cobertos, protegidas do tempo (sol e chuva).

Existe esta necessidade porque muitos modelos de plantas são feitos com o troco natural e folhas de silicone aplicadas às hastes. Quando são expostas ao calor e umidade excessivos, os acabamentos e  a longevidade deste adorno serão comprometidos de maneira significativa.

Na decoração, uma composição de um arranjo de plantas com um vaso de fibra alto, traz mais elegância e imponência à decoração.

Os vasos no estilo vietnamita são outros modelos frequentemente utilizados para comportar plantas maiores e até fazer uma composição em trio ou dupla, quando há espaço.

Lembrando-se sempre de posicionar planta e vaso em local coberto.

Plantas artificiais ideais para varanda:

  • Rafia
  • Bambu Mosso
  • Samambaias
  • Palmeira
  • Dracena
  • Rucus
  • Chorão

 Jardins verticais com plantas artificiais

 Foto: projeto de arquitetura Fernanda

Foto: Projeto Fernanda Medeiros - Arquiteta

Para muitos paisagistas as plantas permanentes podem ser utilizadas em um jardim vertical natural, para substituir ou mesmo ocupar o espaço de uma flor ou folhagem que não está bacana.

Um galho de orquídea sem flores, uma samambaia com hastes amareladas, pode ser substituído por um modelo de planta permanente, que faça este papel, até que voltem a florescer naturalmente.

Outro uso importante é a personalização de um arranjo com plantas, flores e folhagens que geralmente não florescerem na mesma época. Porém, com os modelos permanentes (artificiais) será possível criar um belo cenário para uma varanda ou espaço gourmet.

__

Decoração Dracena Home - Acervo

Conheça a coleção de plantas artificiais da Dracena Home e leve mais vida e praticidade a decoração de sua casa!